Acompanhe o processo para a realização de fundição a partir de modelo impressos.
A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para a fabricação do produto final desejado.
No fatiador crie seu arquivo para impressão que possua um bom nivelamento da mesa de impressão, ajuste correto no tempo de exposição e a orientação correta do objeto na mesa. É importante o uso de uma boa modelagem STL de qualidade para um bom resultado na impressão. Com o arquivo devidamente planejado, salve em pendrive.
Agite bem a resina, despeje no tanque da impressora a quantidade recomendada pelo seu tanque. No visor da impressora programe a impressão a partir do arquivo salvo do fatiador. Após a impressão 3D, coloque o objeto em álcool isopropílico por 1 a 2 minutos em movimento para retirar o excesso de resina para impressão 3D na superfície, utilizamos também. o processo de burrifação, assim temos uma boa limpeza e economia de álcool, seque com papel toalha e coloque em luz UV para pós-cura. O tempo de cura das Reinas Calcináveis da Escolha 3D é de 1 minuto apenas.
Posicione as coroas e as pontes no molde, fora do centro de aquecimento, a cerca de 5 mm de distância da parede do molde. As coroas individuais podem ser produzidas diretamente na fôrma do molde de fundição usando-se um fio encerado de 2,5 mm (opcionalmente, com um reservatório de fundição). As pontes, por sua vez, devem ser conectadas a um canal de distribuição de 5 mm por um fio encerado de 2,5 mm, a um ângulo de 45 graus, e enceradas ao frasco de revestimento usando-se um fio encerado de 4 mm.
Sempre fixe os canais condutores às áreas mais sólidas da estrutura. Recomendamos o uso de dois canais de fundição curvos, medindo cerca de 3,5 a 4 mm, conectados ao funil a cerca de 5 a 10 mm acima do ponto mais alto do objeto. Áreas mais espessas da estrutura que são acessadas somente através de áreas finas podem ser opcionalmente conectadas a um canal de fundição adicional de 3 mm, já que a liga sempre flui da área mais espessa para a mais fina.
Ao projetar os canais condutores dos modelos de cerâmica prensável, leve em consideração as seguintes informações:
• Os canais condutores das coroas e das pontes são conectados diretamente com um fio encerado de 2,5 a 3 mm (sem quinas ou arestas), a um ângulo de 45 a 60 graus, ao frasco de revestimento.
• Posicione os canais condutores na área mais espessa do modelo. Nas coroas, geralmente essa área é a ponta da cúspide. As pontes devem ter um canal condutor em cada pilar e pôntico (não conecte um canal condutor ao conector de uma ponte).
• O canal de fundição deverá ter de 4 a 8 mm de comprimento, e o comprimento total, incluindo o objeto de prensa, não deverá ultrapassar 16 mm.
• A distância até a parede do anel de silicone deverá ser de, no mínimo, 10 mm.
Prensagem de Emex de silicato Proporção pó/Líquido: 18ml de liquido para 8ml de água. Faça o vazamento do anel de forma que cubra todo o molde. Certifique-se de que não haja bolhas, para que não ocorra porosidade no resultado. Deixa a mistura agir, esse processo se inicia normalmente após 15min, com o molde devidamente revestido, aqueça o forno, a temperatura dependerá da especificada pelo fabricante da resina, para as Resinas Calcináveis da Escolha 3D é necessário 900° de aquecimento do forno e depois elevar a 950° de 50min a 1 hora.
Lembrando que este protocolo de queima, é um direcionamento inicial, uma vez que cada profissional adapta a sua realidade. Sugerimos tealização de testes para ter um melhor resultado.
Protocolo 1°
Após a impressão, Lavar no álcool por 1 a 2 minutos na máquina ou usar o método de borrifar, enxugando bem com papel toalha, ” nossas resinas não precisa de muita cura”.
Recomendamos o uso do revestimento Gilvest ou Belavest.
Após a inclusão, o revestimento passa por um processo químico exotérmico, cerca de 15 minutos após a inclusão, neste momento, já coloca-o no forno pré aquecido a 900° por 1h, e eleva a 950° por mais 1h, se for mais elementos deice por mais 30minutos, e pode realizar o processo de fundição ou inicie o processo de injeção.
Fundição
Após a retirada do anel do forno coloque-o na centrífuga. Encaixe o cadinho na centrífuga e aqueça o metal com maçarico até que ele derreta, gire a centrífuga. Após a centrífuga finalizar o giro, o processo estará finalizado. Retire o revestimento e limpe a peça a sua escolha.
Protocolo 2°
Após a impressão, Lavar no álcool por 1 a 2 minutos na máquina ou usar o método de borrifar, enxugando bem com papel toalha, ” nossas resinas não precisa de muita cura”.
Recomendamos o uso do revestimento Gilvest ou Belavest.
Após a inclusão, o revestimento passa por um processo químico exotérmico, cerca de 15 minutos após a inclusão, neste momento, Eleva o forno a
15° por minuto até 300° por 50 minutos,
10° por minuto até 730° por 50 minutos,
15° por minuto até 950° por 50 minutos.
Fundição
Após a retirada do anel do forno coloque-o na centrífuga. Encaixe o cadinho na centrífuga e aqueça o metal com maçarico até que ele derreta, gire a centrífuga. Após a centrífuga finalizar o giro, o processo estará finalizado. Retire o revestimento e limpe a peça a sua escolha.
As Resinas para Impressão 3D da Escolha 3D foram projetadas para impressões 3D de alta qualidade. Desenvolvidas para uma entrada rápida no forno, em altas temperaturas, otimizando seu tempo de trabalho.
Quer receber nossas ofertas? Cadastre-se e comece a recebê-las!
Rua Maria Nazaré, 39 – Nazaré, Belo Horizonte – MG 31990-100
Copyright ERL Resina ltda (Escolha 3D) – 36727509000188 – 2023. Todos os direitos reservados.